Preço convidativo, abaixo do praticado....
- E agora? Será que é um "falsific"?
No mundo de inspirados, similares e contratipos que seguem a linha olfativa dos perfumes mais consumidos a linha que divide das falsificações é fina, porém falsificados são claradamente fraudulentos, e fabricados por organizações não registradas - empresas ilegais.
- Como reconhecer uma falsificação?
*Chance Chanel falso
Perfumes inspirados ou similares produzidos por fabricantes legítimos são obrigados ( no comércio civilizado) a colocar nas embalagens muito semelhantes uma declaração de que não são originais, ou são similares.
Falsificados se fazem passar pelo original, embora fabricados sem nenhuma garantia de qualidade, ou registro nos órgãos competentes.
Aqui referiremos fakes criminosos e dissimulados que vendem "gato por lebre", não marcas que imitam o estilo, constituindo empresas legítimas e registradas.
- Como identificar um perfume falsificado?
* Chanel N.5 vintage falso - 1920
Algumas falsificações tornam esta tarefa muito difícil. São tão parecidos com os originais que necessitam análise química para serem reconhecidos. Outros nem tanto constituindo falsificações grosseiras.
TENTANDO DECIFRAR O FALSIFICADO
- Preços - Quando muito abaixo das faixas praticadas pelo mercado geram desconfiança.Grandes lojas de departamento, distribuidoras físicas ou on line podem oferecer melhor relação custo benefício, ofertas.... porém existem limites.
- Embalagem Externa - Caixas desalinhadas, mal dobradas ou vincadas, impressões borrados, etiquetas mal impressas e material de baixa qualidade ( papelão fino) são comuns nos falsificados. Verifique o estilo das letras, cor, tamanho e fonte. Marcas famosas costumam colocar logotipos e nomes em relevo. Preste atenção em vincos ou colorações irregulares e erros de ortografia. Compare o tamanho das caixas com um original conhecido. Você não veria um verdadeiro perfume Chanel, Prada ou Dior comercializado se em más condições.
- Invólucro de celofane - Deve estar firmemente aderido a caixa e firmemente colado ( sem excessos de cola ou fita adesiva) na base, onde adulteradores costumam abrir para acessar o conteúdo. Muitas importadoras no Brasil ostentam selo de qualidade e reconhecimento colado sobre o celofane, embora ocorram exceções.
- Código de barra.- Geralmente estão na parte inferior da caixa de perfume, muitas vezes em relevo. Códigos mal posicionados, tortos, borrados, em impressão de má qualidade noutras partes das caixas geram suspeitas.
-
*Frasco Chanel N.5 falsificado vintage 1920
- Frasco - Válvula de qualidade, informações em relevo na base do vidro, geralmente com o número de lote e logotipo do fabricante, são bons indícios de veracidade. Observe se o vidro é espesso, não apresenta bolhas e irregularidades que indiquem baixa qualidade. Os vidros Chanel por exemplo são retângulares moldados em peça única sem sinal de junção nas laterais.
- Número de lote - O número de lote do perfume grafado ou em relevo no frasco deve ser igual ao núero de lote impresso ou em relevo no fundo da embalagem cartonada.
- Produto - Conhecendo o perfume compare cor, viscosidade fixação e aroma. Excluindo pequeníssimas diferenças de um lote para outro, cores mais claras que o usual podem indicar diluição da fragrância em álcool enquanto a mais escura podem assinalar adição de substâncias estranhas a fórmula. O líquido dos perfumes normalmente é transparente. Desconfie dos turvos, leitosos ou com depósitos.Excesso de oleosidade também é suspeito.Fixação nos falsificados é baixa embora o rastro inicial seja forte e alcoólico.
- Válvula e conteúdo - Para eliminarmos o manuseio indevido do frasco um bom parâmetro é a válvula de spray ou borrifador. Perfumes intocados não exalam cheiro na válvula. Se estiver fortemente perfumada indica que foi acionada ou adulterada. Geralmente os atomizadores funcionam perfeitamente, não vazam. frequentemente o que sentimos é o aroma leve do material de composição - pláticoborracha/ - da válvula nova. Algumas vezes podemos observar leve resistência nas borrifadas iniciais o que é normal em válvulas não usadas. O nível do perfume deve estar ao nível máximo de mais ou menos 1 (hum) dedo abaixo da válvula.
- Reações de pele - Se o seu perfume usual provocou manchas, coceiras ou irritações na pele provavelmente está adulterado. Com exceção das raras reações alérgicas ou dermatites de contatos em indivíduos particularmente sensíveis, perfumes de boas marcas não produzem irritações na pele.
CUIDADOS PARA EVITAR PERFUMES FALSIFICADOS
- Desconfie de preços muito abaixo do normal
- Investigue vendedores particulares da Internet ou fora de perfumrias.
- Se não conhece o perfume vá a uma loja física e procure visualizar bem o frasco, líquido e aparência da caixa para comparar com o oferecido. Entre em vários sites com resenhas que ofereçam boas fotos dos perfumes para auxiliar na comparação. Peça fotos do produto ao vendedor particular encontrado em sites de busca.
- Verifique a fonte do seu fornecedor. Se a loja física ou virtual tem credibilidade e/ou antiguidade no comércio de perfumes e cosméticos.
- Confira os critérios da lista anterior.
LEMBRE-SE
- O perfume será absorvido pelo seu organismo.
- Falsificações podem conter urina, anticongelante, álcool contaminado, corantes, bactérias, óleos contaminados.
- Falsificadores em geral estão ligados ao crime organizado e atividades ilegais. Comprando um produto falsificado você estará fornecendo suporte para gangues, tráfico de drogas ou armas, assassinatos, extorsão e terrorismo.
- Em alguns casos não poderemos afirmar com toda certeza se é fake ou não, mas podemos nos precaver.
- Algumas perfumarias não tem idéia que uma parte do seu estoque contém perfumes falsos. Quando em dúvida entre em contato com a loja e relate sua suspeita.